Você está aqui: Página Inicial / Dia de Homenagear

Dia de Homenagear

por cbs última modificação 05/11/2020 10h08

Na tarde desta quinta-feira dia 21 de setembro, aconteceu 
no Plenário da Câmara Municipal, Sessão Solene em homenagem a Semana Farroupilha 2017 e aos

Homenageados a Nível Municipal, os senhores:

• Albino Alves de Mello
• José Pinto de Chagas
• Rico Baschera

A Cultura Gaúcha teve várias influências: de espanhóis, portugueses, indígenas, italianos e alemães. Com estas influências a nossa cultura se tornou uma das culturas mais linda e admirada do mundo tanto a dança, música e costumes, como o chimarrão.
O Gaúcho gosta tanto de suas tradições que existem CTGs em todo o Brasil e até no exterior. O orgulho de ser Gaúcho é passado de pai para filho. 
Até num simples gesto de tomar um chimarrão estamos mantendo nossa tradição.
A Mesa Oficial foi composta pelos seguintes:
• O Excelentíssimo Sr. Vereador Adilson César Fontana - Presidente da Câmara Municipal;

• O Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal – Felippe Junior Rieth;

• O Excelentíssimo Sr. Vereador Artur Fernando Rieth – Patrão do CTG Nenê Lima;

• Os Excelentíssimos Vereadores:

Eron José Chagas Porto, 
Jonei Merib, 
Julio César Gonçalves, 
Luiz Antônio da Silva Oliveira, 
Maria da Rosa Saibt, 
Raul Lisboa e 
Valcir Fich Arruda e os Homenageados.

Estiveram presentes as seguintes Autoridades: Vice- Prefeito Sr. Nelson Catapan, Srª. Carla Janara Boff Telles - Chefe de Gabinete, Sr.ª Marizete Pereira Rauta, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Sr.ª Luciana Lima Bolsonello Nunes – Secretária Municipal da Saúde e Assistência Social, representada pela Srª Priscila Lima de Andrade, Sr. Fernando Ávila de Melo - Secretário Municipal da Administração, Planejamento e Finanças, Sr. Jultir Colla – Secretário Municipal de Infraestrutura, Representantes de Entidades e Escolas Municipais e Estadual

Um breve trecho da biografia destes Gaúchos: 👨‍🏫

Albino Alves de Mello

O Senhor Albino Alves de Mello nasceu no dia 18 de outubro de 1938, é filho de Gregório Alves de Lima e Leda Soares de Lima. 
É natural de Capão Bonito do Sul/RS. 
Grande cultivador da música gaúcha de nosso Rio Grande. Trouxe, por três vezes, o acordeonista e gaiteiro Porca Véia juntamente com o Grupo Cordiona para tocarem em nosso Município.
Cultiva a criação de gado da raça Devon.
Foi fundador do Quadro de Laçadores Dragão das Coxilhas, juntamente com o senhor Ataliba José de Lima.
Tem uma irmã, a senhora Virgulina Lima Bolsonello.
Foi casado com Maria Alves de Mello. 
É pai de 04 (quatro) filhos: Ana Salete de Mello, Jaime Mello, Albino Alves de Mello Junior e Ricardo Mello.

José Pinto das Chagas

O senhor José Pinto das Chagas nasceu no dia 06 de março de 1935, é filho de Manoel Pinto das Chagas e Balbina Batista das Chagas, é natural de Capão Bonito do Sul/RS. Reside aqui desde que nasceu.
Casou-se aos 21 anos de idade com Olaina de Oliveira Chagas. Tiveram 10 (dez) filhos: Beloni, Ivani, Eronita (in memoriam), Etelvina, João Maria, José Elso, Larilene, Vanderlei e Luiz.
Tem 13(treze) netos e 11(onze) bisnetos.
É agricultor.
Nas horas vagas pegava potros xucros e mulas para domar, também lidava com gado, até nos dias de hoje lida. Fazia grandes tropeadas como levar gado para São José do Ouro e Turvo. Nos finais de semana ia para torneios. 
Primeiro Piquete que começou a laçar foi Piquete da Saudade.
Depois laçou em vários Piquetes:
- Agropecuária Cimaza
- Tropeiro Lagoense
- Encontro de Amigos
- Rodeio Crioulo
- Agropecuária Luchese
- Piquete Crioulo
- Sinuelo da Querência
Foi fundador e Patrão do Piquete Porteira do Rathiel, fundado em 08 de fevereiro de 2003.

Ari Silvestre Baschera - Rico Baschera

O senhor Rico Baschera nasceu no dia 02 de dezembro de 1961, éfilho de Pradelino Baschera e Aurélia Teston Baschera, é natural de Ibiaçá/RS. Casou-se com Cleonice Cecchin Baschera em 1985. Tem 02 (dois) filhos: Vinicius Cecchin Baschera e Augusto Cecchin Baschera, bacharéis em Música pela Universidade de Passo Fundo e com mestrado em Portugal onde estão residindo atualmente.
Rico Baschera é músico, autor, cantor, compositor e gaiteiro. 
Foi fundador e Diretor do Grupo Manotaço por 20 (vinte) anos, onde gravou e participou de 06 (seis) CDs. Possui mais de 50 (cinquenta) composições editadas e gravadas por grandes nomes de nossa música gaúcha. Entre eles: Grupo Manotaço, Grupo Tranco Serrano, Grupo Gauderiaço, Essência Gaúcha, Renascença, Os Reis do Fandango, Xirú Pereira, Os Serranos, Os Mateadores, Jorge Freitas e Os Monarcas (sendo que este grupo gravou umas das músicas mais tocadas em fandangos, rádios, do sul do Brasil, a música intitulada “DE BOTA NOVA”). 
No ano de 2011 lançou pela gravadora ACIT seu primeiro CD solo – DE GAITA E DE CAMPO.
No ano de 2012 venceu um dos maiores festivais da música gaúcha – o 21º Ronco do Bugio em São Francisco de Paula-RS com a música ABRAÇO ETERNO. Em setembro de 2012 foi o tradicionalista homenageado pelo Piquete 35.
Foi Fundador e apresentador do Programa PROSA E MATE da rádio Lagoa FM, vencedor do Festival CANTE UMA CANÇÃO A VACARIA, durante o 30º Rodeio Internacional de Vacaria no ano de 2014, com a música ZÉ MENDES TÁ VIVO.
Recebeu a Medalha Comemorativa da 53ª (Quinquagésima Terceira) Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - gestão 2011/2015, pela importante contribuição cultural prestada à Comunidade.
Além da música, sempre teve grande paixão pela pecuária, com propriedade no município de Capão Bonito do Sul desde o ano de 1995.
Hoje reside neste Município, em seu sítio “Rancho da Felicidade”.

Transparência Pública

 

 

 

Redes Sociais

        

Previsão do Tempo

« Janeiro 2025 »
month-1
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo